Laparoscopia – Cirurgia Minimamente Invasiva

Cirurgia Minimamente Invasiva

é a técnica cirúrgica que utiliza de instrumentais e câmera desenvolvidos para realizar o procedimento proposto através de pequenas incisões proporcionando todo o benefício de um menor traumatismo da parede abdominal do paciente, como recuperação mais rápida, alta hospitalar e retorno as atividades em menor espaço de tempo que a técnica tradicional (laparotomica), somado a um menor uso de analgésico, menores índices de complicação de ferida operatória (infecção e sangramento) e hérnia. Esteticamente melhor sem diminuir ou perder o foco principal que é a segurança no tratamento da doença de base que indicou a cirurgia. São técnicas minimamente invasivas: a Cirurgia Laparoscópica e a Cirurgia Robótica.

O nome é cirurgia minimamente invasiva, mas a cirurgia realizada não é menor, na verdade, é a mesma que seria feita através de uma incisão maior, ou seja, estamos falando de um modo de fazer exatamente o mesmo procedimento proposto em termos de resseção que na via Laparotomica (aberta), mas através de instrumentos delicados e câmeras, temos a capacidade de realizar pequenas incisões.

O Dr. Marcelo Biasi Cavalcanti tem formação e experiência em ambas técnicas de cirurgia minimamente invasiva: Laparoscopia e Robótica. Atua em cirurgia minimamente invasiva desde casos básicos ao avançado, desde de casos simples como ooforectomia até mais complexos linfadenectomia pélvica ou retroperitoneal (paraaortica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *