O

Oncoplastia pedículo inferior, medial e superior: cirurgia onde se aplicam os conceitos de tratamento de câncer de mama com a plástica da mama. São técnicas onde é utilizado o deslocamento de tecido mamário para remodelar e ocupar a cicatriz resultante da retirada do câncer de mama. Desse modo, recupera-se a cicatriz estética deixada pela retirada da região tumoral com margem de segurança, de forma que o volume de tecido retirado para tratamento do câncer esteja dentro do volume que seria necessário para redução mamária.

Ooforectomia: procedimento cirúrgico que visa a retirada do ovário afetado, geralmente visto através de exame de imagem prévio. Na maior parte das vezes, é realizado por via minimamente invasiva, mas pode ser feita pela via laparotômica (aberta), conforme avaliação do caso.

Ooforoplastia: procedimento cirúrgico que visa a retirada de um cisto ou nódulo presente no ovário, preservando a parte do ovário não afetado. Na maior parte das vezes, é realizado por via minimamente invasiva, mas pode ser feita pela via laparotômica (aberta), conforme avaliação do caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *