A histerectomia atrapalha no ato sexual?

Muitas mulheres chegam ao consultório questionando o seguinte: se eu retirar meu útero, vai afetar na relação sexual? Será dolorido? Ainda terei libido? A bexiga irá cair após a histerectomia?

Para todas essas perguntas, há três respostas objetivas: O útero não é fonte de desejo e nem de prazer sexual; o útero não é fonte de produção de hormônio feminino; e a cirurgia para retirada do útero não afeta a bexiga, não alterando sua sustentação.

É válido lembrar o porquê dessas respostas. O desejo sexual, por exemplo, é fruto do nosso intelecto. Algumas mulheres, após a retirada do útero podem acabar se sentindo menos “mulher”, e isso não é verdade. Sendo assim, não há motivos para alimentar esse pensamento, não interferindo então nas relações sexuais e na libido. Um outro ponto importante a ser frisado é que os responsáveis pela produção de hormônio feminino são os ovários e, inclusive, a retirada deles não afeta também o prazer sexual, pois não são responsáveis pela sensibilidade durante o ato sexual. Por fim, quanto à bexiga, não há possibilidade de afetá-la nesse quesito questionado, pois a cirurgia não manipula as regiões que passam a inervação sensitiva de vulva e vagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *