Radioterapia

A Radioterapia é uma forma de tratamento de câncer onde são utilizados raios ionizantes, estes raios não são visíveis ao olho humano e causam a morte das células no local onde são direcionados impedindo a progressão e ou eliminando o câncer. Nem todo paciente que tem câncer irá se beneficiar da radioterapia, esta decisão será tomada pela equipe multidisciplinar. Em alguns casos esta forma de tratamento será feita isoladamente, e em outros simultaneamente com a quimioterapia. A radioterapia com dose, frequência e forma são prescritas pelo radioterapeuta, médico habilitado a decidir pelo melhor tratamento radioterápico.

Existem várias formas de radioterapia, pode ser externo onde um aparelho direciona para um local desejado os raios – teleterapia, radioterapia externa, ou com braquiterapia onde o aparelho deve ficar próximo (em contato) ao local alvo do tratamento. Pode ter efeitos colaterais, muitas vezes temporários, com náusea, vomito hiperemia (vermelhidão) da pele local do tratamento, que devem ser informados ao médico radioterapeuta durante esta fase do tratamento para que este oriente o modo de minimizar estes efeitos colaterais.

Não é proibida a exposição solar, porém a área irradiada deve ser sempre bem protegida do sol para que não existam possíveis queimaduras.

Para maiores esclarecimentos sempre consulte um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *