Biópsia-de-câncer-ginecológico

A biópsia como aliada no diagnóstico

Sempre enfatizo para as minhas pacientes o quanto somos privilegiados por tantos avanços tecnológicos que nos possibilitam detectar e investigar possíveis doenças e tratá-las o quanto antes da maneira mais efetiva.

O que é um câncer ginecológico?

Um câncer ginecológico é aquele que afeta a vulva, o colo do útero, o útero ou endométrio ou o ovário e, nesse sentido, realizar o exame de biópsia é fundamental para orientar o rumo do tratamento. No caso do câncer de vulva, a biópsia é o único exame para chegar a um diagnóstico.

Tipos de biópsia

Existem diferentes tipos de biópsia que podem ser solicitados e podem ser realizados no consultório do ginecologista por aspiração da amostra ou histeroscopia, que é feita com anestesia local. A amostra é analisada em laboratório para verificar se há células cancerosas.

A biópsia, então, confirma ou descarta a malignidade, além de revelar se há alterações na forma e tamanho das células, sendo útil não só no diagnóstico de câncer, como também na verificação de outros problemas de saúde, como doenças inflamatórias e infecciosas.

Resultado do exame

A espera pelo resultado de uma biópsia e um possível diagnóstico de câncer pode ser muito estressante, mas lembre-se que a detecção precoce da doença aumenta as chances de um prognóstico positivo.

Gosto de me manter sempre atualizado de novas técnicas, de forma que sempre recomendarei o melhor para minhas pacientes, além de informá-las com segurança e tranquilidade. Te incentivo a expressar suas dúvidas ao seu médico, de modo a entender todo o processo do seu tratamento.

Se você leu até aqui, não deixe de conferir as minhas outras publicações sobre o assunto e me seguir no Instagram!

1 comentário em “A biópsia como aliada no diagnóstico”

  1. Bom dia Dr., lendo em seu site me tranquilo quanto ao procedimento de conjugação! Vou realizar a minha amanhã, onde médico me informou que será retirado 1cm. Moro no Japão, o que me deixa a dúvida apenas aqui é que na colposcopia ao visualizar a lesão o médico aqui via NIC 1, resultado da biópsia HSIL/NIC 3, meu exame de preventivo de um mês para outro de ASCUS E no outro apresentou ASCUS+coilocitose, fiz de hpv e foi de alto risco com uma medida de 1703,55( penso ser a carga viral). Seria normal isso?, visualização NIC 1 e biópsia em NIC 3? Penso que estaria a evoluir muito rápido!!! Preocupo-me com resultado da biópsia da conização, esperando margens livres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *