A radioterapia e quimioterapia que estou fazendo causa algum dano em meus familiares?

Não, nem a quimioterapia e nem a radioterapia que o paciente recebe podem causar efeitos colaterais em seus familiares. Durante a quimioterapia, a droga ativa pode estar sendo eliminada na urina e nas fezes. Para que seus familiares não sejam expostos a nenhum resíduo, o ideal é que o paciente dê descarga com a tampa fechada por 4 dias após aplicação.

Bebidas alcoólicas, garrafadas e outras drogas não são recomendadas. Suspenda ou diminua a ingestão alcoólica durante o tratamento. Além disso, alguns remédios ansiolíticos podem ter seu efeito alterado pelo consumo simultâneo de bebidas alcoólicas.

Existem interações medicamentosas que podem diminuir o efeito do medicamento utilizado no tratamento do câncer, de modo que toda medicação, por mais simples que você acha que ela seja, deve ser informada para o seu oncologista antes do consumo. Garrafadas não fazem parte do tratamento oncológico e podem prejudicar o paciente, pois não temos como quantificar a concentração do princípio ativo presente. Quando receitamos um medicamento, sabemos exatamente a dose que aquele paciente está sendo exposto. É uma dose precisa que é, muitas vezes, calculada em miligramas, com efeitos colaterais já estudados e com orientação direcionada para qualquer reação adversa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *