Fiz mastectomia e operei a axila. Eu vou poder fazer exercício físico ou academia?

A busca por qualidade de vida através do exercício físico tem aumentado nos últimos anos, porém, após fazer uma cirurgia nessa região, é preciso tomar alguns cuidados antes de voltar para as atividades. A paciente só poderá fazer exercício assim que liberada pelo seu cirurgião. Algumas reconstruções parciais da mama são liberadas após o primeiro mês, já em outros casos como cirurgia de reconstrução total da mama com prótese ou músculo, os exercícios costumam ser liberados somente 2 ou 3 meses após o procedimento.

A questão da axila vai depender de como a cirurgia foi realizada. Hoje com aplicação do conceito de linfonodo sentinela, o risco de linfedema diminuiu muito, podendo a paciente ser liberada para fazer exercícios físicos após 2 semanas da cirurgia. Porém, se a paciente realizou linfadenectomia axilar, o ideal é que se evite movimentos repetitivos ou que demandem esforço físico moderado com o membro superior do lado acometido, devido ao risco de linfedema.

Linfedema é um inchaço crônico e que pode ser progressivo devido a lesão de vasos linfáticos. Geralmente, ele pode ser controlado com uso combinado de terapia, como drenagem linfática e uso de luva compressiva. Atualmente, existe a microcirurgia com enxerto de linfonodo, trazendo bons resultados, porém, há poucos locais no mundo realizando a técnica devido a falta de profissional nesta área.

1 comentário em “Fiz mastectomia e operei a axila. Eu vou poder fazer exercício físico ou academia?”

  1. Pingback: Câncer de Mama – Mastologista Oncoginecologista | Dr. Marcelo Biasi Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *