Ginecomastia

A Ginecomastia é o crescimento da glândula mamária no homem, bastante comum na puberdade e no idoso, que pode ter vários motivos, a grande maioria idiopática, onde não consegue se isolar o motivo causador. É uma doença benigna, que deve ter seu diagnóstico feito para excluir o câncer de mama masculino que é uma patologia rara ou da lipomastia.

A Lipomastia é o acúmulo de gordura na região das mamas masculinas, bastante comum. A lipomastia pode coexistir com ginecomastia e tem seu tratamento através de dieta, exercício físico e lipoaspiração. A ginecomastia classifica-se em graus de acordo com sua apresentação, inicialmente um broto com um nódulo doloroso atrás da aréola e que pode continuar crescendo até ter o aspecto de uma mama adulta.

O exame físico complementado pelo de imagem ajuda a esclarecer sua presença. Quando encontramos uma ginecomastia fora da idade esperada, devemos pesquisar outras doenças que podem estar acometendo o paciente: tireoide, testículo, fígado, o uso de medicamentos ou drogas como a maconha que podem ser a causadora. O tratamento é estético, uma vez que o risco de câncer de mama é o mesmo dos pacientes sem essa condição, de modo que devesse levar em consideração a cicatriz, dor residual a cirurgia e defeito estético decorrente de sua retirada. Homens com aréola pequena e ginecomastia grande necessitam de cicatrizes mais extensas do que a periareolar utilizada na maior parte dos casos.

O risco principal dessa cirurgia é o sofrimento da pele levando a necrose com perda da aréola e mamilo. A cirurgia de correção pode ser realizada em regime de hospital-dia, com analgésico comum e anti-inflamatório para controle da dor pós-operatória. O uso ou não de dreno vai depender da área de descolamento residual necessária para a cirurgia. Os pontos são intradérmicos e não precisam ser retirados. O curativo será trocado a cada 5 a 7 dias num período de 2 semanas, tempo que oriento de afastamento de atividades que demandem esforço físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *