Vacina do HPV – Papiloma Vírus Humano

A partir de 2014 o Ministério da Saúde anunciou que será distribuída no SUS de forma gratuita a vacina quadrivalente contra HPV para meninas de 09 e 14 anos, e assim que a monovalente for aprovada irá disponibilizá-la também. A vacina quadrivalente já existe na rede privada há anos e tem como foco principal pacientes meninas entre 9 a 26 anos que nunca tiveram atividade sexual, ou seja, de menor risco de estarem infectadas.

Atualmente existe uma corrente que acredita que a vacinação possa beneficiar pacientes de qualquer idade, mesmo as que já apresentaram alteração no preventivo do colo uterino decorrentes da infecção pelo vírus, de maneira a prevenir uma segunda infecção por outra cepa do HPV e que esta ajuda no estímulo a defesa pelo sistema imune.

Existem vacinas monovalentes (cobre um tipo da cepa), bivalente (dois tipos da cepa), quadrivalente (quatro tipos da cepa) e espera-se uma nonavalente. A vacina quadrivalente cobre as duas cepas que causam mais lesões de pele (verrugas), e as duas cepas que têm maior agressividade para vir a desenvolver o câncer do colo uterino, além de em alguns casos fazer reações cruzadas contra outras cepas.

É muito importante que pacientes imunizadas pela vacina saibam que não estão imunizadas contra outros vírus como HIV, Hepatite e infecções bacterianas ou fúngicas, de modo que devem manter o uso de preservativo (camisinha) para não contrair uma doença infectocontagiosa grave, ou que possa levar a esterilidade (não gravidez), além do método de barreira diminuir a chance de gestações não planejadas. Toda paciente vacinada deve manter o esquema de coleta de colpocitologia anual após os 25 anos, pois o benefício real e tempo de imunização da vacina só serão realmente conhecidos após 10 anos, além de que o HPV está ligado a 95% dos casos do câncer do colo uterino.

Quem se ama se cuida. Oriente a prevenção para as mulheres de sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *