Vai cair o cabelo?

Nem todo tratamento de câncer implica em queda de cabelo. Quando o câncer é diagnosticado em fase inicial ou em função de um tipo específico, não existe a necessidade de tratamento quimioterápico ou, se existir, o medicamento não irá causar queda de cabelo (alopecia).

A touca com resfriamento do couro cabeludo é uma opção que pode diminuir a queda de cabelo durante o tratamento quimioterápico que cause a alopecia, porém há o desconforto pela dor do resfriamento e a sensação de frio. O uso ou não da touca é uma decisão da paciente. Existe também a possibilidade de fazer uma peruca com o próprio cabelo antes da queda, o que dá uma aparência muito natural em função de se manter a mesma cor e corte. Lembre-se: o cabelo volta a crescer após o término do tratamento.

Na grande maioria dos casos de câncer de mama, se faz necessário o tratamento com quimioterápico antes ou depois da cirurgia, e esse tratamento levará a queda de cabelo. Mesmo no câncer de mama, onde se faz quimioterapia para tumores pequenos (iniciais), existem os casos que podem ser poupados desse tratamento, pois a quimioterapia nesses casos não irá aumentar a chance de cura que já é alta, independentemente ou não desse tratamento. Há casos onde o paciente faz apenas a hormonioterapia, não tendo que experimentar os efeitos colaterais da quimioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *