Biópsia de Vulva, Vagina, Colo de Útero, Útero e Ovário

O ginecologista ao identificar uma alteração suspeita de câncer durante o exame físico de rotina ou direcionado a queixa da paciente, deve realizar uma biópsia ou encaminhar ao cirurgião oncologista para realizar a biópsia do local suspeito.

 

O Dr. Marcelo Biasi Cavalcanti realiza, quando necessárias, biópsias de vulva, vagina e colo de útero. Geralmente, o procedimento em si é de pequeno porte podendo ser realizado em regime ambulatorial ou hospital-dia, mas sempre precisamos lembrar que cada paciente tem suas particularidades (doenças crônicas e medicamentos) que podem implicar no procedimento, por isso a consulta para avaliação com especialista é importante. A biópsia da cavidade uterina é realizada através de histeroscopia ou curetagem uterina.

Não fazemos biópsia de lesões suspeitas de câncer de ovário por agulha guiada por exame de imagem como ultrassonografia ou tomografia. Em casos como esse, é indicado uma cirurgia, pois a simples lesão da cápsula ovariana em paciente que não tem doença peritoneal pode levar a paciente a necessitar de um tratamento com quimioterapia, que poderia ter sido evitado caso a lesão tivesse sido ressecada intacta com o ovário acometido. Nesses casos, damos preferência a cirurgia minimamente invasiva por laparoscopia ou robótica.

1 comentário em “Biópsia de Vulva, Vagina, Colo de Útero, Útero e Ovário”

  1. Pingback: Cirurgia de Vulva – Vulvectomia – Mastologista Oncoginecologista | Dr. Marcelo Biasi Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *