Mastoplastia – Hipertrofia de Mama – Gigantomastia

Hipertrofia de mamas é o aumento desproporcional da mama em relação ao tórax da paciente. Gigantomastia ocorre quando cada mama ultrapassa 1 kg, é diferente de mamas média ou grande com queda mamária. A gigantomastia leva a um desconforto da paciente com dor nos ombros e afundamento da marca do sutiã em ombros e alterações posturais, que refletem com dor na coluna. De maneira bastante polêmica existe uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que normatiza e fiscaliza a ação de operadoras de planos de saúde que libera os planos de saúde da obrigatoriedade de cobrir a cirurgia de Mamoplastia Redutora. Conheça a Lei 9.656. Normalmente, a cirurgia é feita após estabilização do crescimento mamário que geralmente ocorre após os 16 anos, mas pode chegar a 20 anos em algumas mulheres.

Existem casos de exceção que devido a alguma alteração na resposta hormonal durante a gravidez, a mama cresce muito mas acaba por regredir após este período. A paciente que fará este procedimento deve ter em mente que as cicatrizes resultantes na mama serão de certa forma extensa, a conhecida cicatriz em T invertido, e o risco de perda por necrose da pele do complexo areolopapilar existe e não é baixo.

Mesmo com esses riscos, a grande maioria das pacientes fica satisfeita com o alívio gerado pela retirada do peso da mama da mastoplastia redutora. A anestesia para o procedimento é geral devido ao tempo cirúrgico longo destas cirurgias. A cirurgia de correção pode ser realizada em regime de hospital-dia, com analgésico comum e anti-inflamatório para controle da dor pós-operatória.

Não é utilizado de dreno nessa cirurgia e é orientado o uso de sutiã cirúrgico no pós-operatório precoce para sustentar as mamas, diminuir edema, dor e melhorar a cicatriz. Os pontos são intradérmicos e algumas vezes externos, também de modo que pode ser que precisem ser retirados com 10 a 14 dias. O curativo será trocado a cada 5 a 7 dias num período de 2 semanas. O tempo de afastamento de atividades que demandem esforço físico será de 30 dias, podendo ser estendido de acordo com a recuperação individual.

1 comentário em “Mastoplastia – Hipertrofia de Mama – Gigantomastia”

  1. Pingback: Explante e Doenças do Implante Mamário – Síndrome ASIA – BIA-ALCL – Mastologista Oncoginecologista | Dr. Marcelo Biasi Cavalcanti

Comentários encerrados.