O exame deu alterado, e agora? Quais são meus tratamentos e chances de cura?

Não sofra antecipadamente! Caso um exame resulte como alterado, procure um especialista para esclarecer esse diagnóstico, pois muitas vezes não será câncer. O médico pode pedir ao paciente que repita o mesmo exame ou que faça outro para confirmar a alteração.

Muitos pacientes já na primeira consulta querem saber qual cirurgia, quimioterapia e radioterapia farão. Entretanto, os médicos só podem emitir um parecer sobre a melhor conduta depois que a investigação do caso desse paciente seja feita. Às vezes, uma outra consulta é necessária por conta de outros exames exigidos para a melhor definição do quadro.

Em geral, observa-se que as pacientes encaram e enfrentam o câncer com muita determinação, o que acaba gerando um bom resultado. Além disso, pessoas positivas costumam lidar melhor com esse período. Algumas vezes, a paciente pode vir a ter depressão após o término do tratamento, quando já está recuperada. Isso pode acontecer porque boa parte da energia dessa pessoa foi utilizada durante o tratamento. Por isso, o apoio familiar, de amigos, da religiosidade para alguns e de um suporte psicológico ou psiquiátrico se faz necessário.

Não negue o problema, nem tente achar um culpado. Ter um comportamento de negação só irá atrasar o tratamento da doença. Consulte profissionais capacitados para cuidar do seu caso.

A possibilidade de recidiva não deve ser seu foco, pense em qualidade de vida, siga as instruções feitas pelo seu médico. Nós como médicos não devemos solicitar exames em excesso em períodos curto. O exame não trata da doença e nem evita que a mesma retorne. Tenho como princípio fazer apenas exames direcionados a queixas da paciente quando existir e a seguir as guidelines nacionais e internacionais, que também compartilham desta ideia de que exame não trata ou evita doença, mas causa muita ansiedade e diminuição na qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *