atividade física no tratamento oncológico

O papel da atividade física

Benefícios no tratamento oncológico

A atividade física tem inúmeros benefícios para todos nós. Movimentar seu corpo promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado.

É estimado que 30 a 50% de todos os casos de câncer podem ser preveníveis ao adotar um estilo de vida saudável, uma vez que a prática regular de exercícios físicos é uma peça fundamental na prevenção e durante e após o tratamento oncológico.

Qual atividade fazer e com qual frequência? 

No mundo ideal, a prática de exercícios físicos deve ser na dosagem adequada, levando em consideração a individualidade e o quadro de cada paciente, ou seja, precisa ser baseada na estratificação de risco, no objetivo definido e nas limitações individuais relacionadas à doença, ao tratamento em curso e às comorbidades.

Mas durante um tratamento oncológico qualquer movimento é melhor do que ficar parada. Sendo assim, mesmo se a paciente não tiver a oportunidade de um acompanhamento especializado, tentar manter-se ativa já fará muita diferença.

Inúmeras vantagens!

A atividade física também é positiva por ajudar a atenuar os desconfortos causados pelos tratamentos oncológicos, como náuseas, dores e indisposições, além de corroborar com a redução da mortalidade e recorrência do câncer daqueles que mantêm a prática regular de exercícios físicos.

Estudos também comprovaram que a prática regular de atividades tem efeitos inibitórios das metástases e demonstraram ainda ter papel no bem-estar mental e social dos pacientes, o que gera um aumento na qualidade de vida e impacto positivo no prognóstico e na sobrevida.

Equipe multidisciplinar

Sempre gosto de enfatizar que um tratamento oncológico tem maiores chances de sucesso quando realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Acrescente ao seu acervo de médicos especialistas um nutricionista e um educador físico para poder ter amparo e orientação na sua prática de exercícios e alimentação rica em nutrientes.

Este post é um grande conselho meu, como médico e amigo, que torce pela saúde das minhas pacientes. Opte por uma vida mais saudável.

Me acompanhe no Instagram para mais informações sobre saúde da mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.