T

Traquelectomia: procedimento cirúrgico utilizado para tratamento de lesão que acomete o colo uterino de maior porte que CAF e conização. Refere-se  a retirada de boa parte do colo e colo uterino, com a utilização de eletrocautério.

 

Traquelectomia radical ou Cirurgia preservadora de fertilidade em câncer do colo do útero: procedimento cirúrgico que visa o tratamento do câncer de colo uterino em paciente nuligestas ou que desejam manter a fertilidade. Nesse procedimento, seguindo a determinadas normas, consegue-se retirar o câncer do colo uterino preservando o corpo uterino e ovário, com intuito de possibilitar uma gestação futura sem diminuir a chance de cura desta paciente. 

 

Translocação de ovário: procedimento cirúrgico que visa mudar o ovário de posição com a intenção de retirada do campo de radioterapia, de modo que o novo local consiga preservar a função ovariana. Na maior parte das vezes, é realizada por via minimamente invasiva, mas pode ser feita pela via laparotômica (aberta), conforme avaliação do caso.

 

Translocação uterina: procedimento cirúrgico que visa mudar o útero com anexos de sua posição, com a intenção de retirá-lo do campo de radioterapia, de modo a tentar preservar a fertilidade e função hormonal ovariana. Na maior parte das vezes, é realizada por via minimamente invasiva, mas pode ser feita pela via laparotômica (aberta), conforme avaliação do caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *